Sobre os Galgos
No nosso país ainda são poucas as pessoas que têm um Galgo Espanhol (GE), por isso deixamos uma pequena introdução sobre eles.
É um cão de porte nobre e, como os outros Galgos, tem uma aparência aristocrática. Suas formas sugerem potência e velocidade, somado resistência, agilidade e facilidade de executar manobras rápidas. Eles são calmos, gentis e ficam felizes a dormir num sofá o dia todo. De temperamento dócil, quando dentro de casa o GE é extremamente tranquilo, desde que tenha a oportunidade de dispersar sua energia em espaços abertos com regularidade. O Galgo Espanhol é um cão independente e tímido. Sério e reservado, não é muito dado a brincadeiras ou demonstrações exageradas de afecto. Devido a estas características é um cão difícil de treinar. Gostam de agradar o dono. Não necessita de passeios longos, mas antes de uma caminhada diária que tenha um sítio para eles poderem ter a sua explosão de energia. Uma corrida longa e rápida será o que ele adora. Ele adapta-se bem em um apartamento, desde que passeie com regularidade. Como cão de caça, os roedores, animais pequenos e gatos são vistos como presa, mas o GE pode conviver muito bem com outros animais, desde que seja educado dessa forma. Podem conviver bem em família, mas atenção em espaços abertos, tudo que corre serve para ser caçado! O GE é um cão bastante saudável, não apresentando incidências específicas em relação às doenças que costumam afectar os cães de grande porte. A esperança média de vida é de aproximadamente 12 anos. Fácil de manter, o pêlo do Galgo Espanhol exige apenas cuidados semanais: uma boa escovada para remover sujidade ou pêlos soltos e banhos somente quando ficam sujos... água não é o seu ponto forte. A boa saúde no Galgo Espanhol tem sido assegurada ao longo dos anos pela seleção natural, pois até a década de 70 eles foram utilizados quase que exclusivamente para a caça à lebre. Esta raça tem um legado de cães saudáveis e verdadeiramente robustos.
Aspecto Físico:
Os GE têm características que os tornaram adequados a correrem longas distâncias ao longo de um terreno acidentado. É um cão de formas finas, alongado e ligeiramente mais comprido do que alto. Suas patas são parecidas com as das lebres, ideais para correr em terrenos irregulares. A cabeça do Galgo Espanhol é longa e afunilada, terminando num pequeno nariz de cor preta. Os olhos são pequenos e oblíquos, geralmente na cor castanho escuro, transmitindo calma, mas também timidez. As orelhas são largas na base, em forma de rosa e de inserção alta. Esta raça tem uma estrutura óssea compacta, com a barriga bastante arqueada para dentro. O peito é poderoso e profundo, mas pouco largo. A cauda é de inserção baixa, comprida, afunilando até a ponta. Em repouso, permanece baixa, em contato com as patas. São conhecidos três tipos de Galgos Espanhóis: o de pêlo liso/curto, o de pêlo comprido (quase inexistente) e o de pêlo duro/cerdoso. Dos três, o de pêlo liso é o mais comum, tanto nos campeonatos de caça quanto nas exposições caninas. Apenas 20% dos Galgos Espanhóis são de pelo duro/cerdoso. O Galgo de pêlo liso tem sido o mais bem adaptado à geografia Ibérica, com a aridez dos seus campos e o clima com variações diversas. A pelagem do Galgo Espanhol é densa, mas fina, bastante suave ao toque. Todas as cores são aceites, as mais comuns são com marcações brancas. Os machos devem ter entre 62 e 70 cm e as fêmeas entre 60 e 68 cm. Pesam entre 20 a 30kg.